02/12/2016

A cebola e a saúde


A cebola é natural do Sudoeste da Ásia. A sua utilização estendeu-se à Índia, China, Médio Oriente e Norte de África. Os Egípcios consideravam-na sagrada e, com o inseparável alho, constituía o alimento dos escravos que construíram as pirâmides (Que outros insondáveis segredos terão sido levados para aqueles túmulos?...). Havia povos que lhe punham sal e comiam com pão. Os Mediterrânicos também ficaram rendidos ao seu paladar. Adquiriu elevado valor comercial e chegou a servir de moeda de pagamento de rendas na Europa medieval. Os soldados, em plena frente de batalha, consumiam-na, por ser fonte de vigor.



Ao longo dos tempos a cebola tem sido apreciada não só como ingrediente de diversos pratos como também pelas suas propriedades terapêuticas. Era bastante popular entre os anciãos gregos e romanos como tempero quando não encontravam uma especiaria suficientemente picante. Entre as populações mais pobres, a cebola era a eleita devido ao seu baixo preço.

Cristóvão Colombo transportou cebola para as Antilhas e daqui o seu cultivo propagou-se por todo o hemisfério ocidental. Actualmente, os principais países produtores de cebola são a China, Índia, Estados Unidos, Rússia e Espanha.



As cebolas, cientificamente denominadas de Allium Cepa, possuem grande diversidade de tamanhos, cores e paladares, e podem encontrar-se frescas, congeladas, em conserva, enlatadas e até desidratadas. Existem variedades de cebolas fortes, subtis, picantes ou doces.


Independentemente da qualidade, ela tem um extraordinário efeito curativo que se deve a que, além de diversas vitaminas nomeadamente a C, E e as do complexo B (ácido fólico, B3 e B6) e minerais, tais como, potássio, fósforo, cálcio e magnésio, tem também crómio, ferro, iodo, cobre, magnésio, etc, tem ainda um baixo valor energético pois o seu teor em água rodeia os 94%.



Vantagens
Inacreditáveis maravilhas da Cebola: purifica o sangue e o fígado de substâncias tóxicas, que são eliminadas através dos rins; abre o apetite (bem, isto só é uma vantagem para alguns…); age contra a prisão de ventre; protege contra as infecções do aparelho digestivo; diminui o nível de açúcar (glicose) em circulação, pelo que é aconselhável a diabéticos; ajuda em casos de asma brônquica e problemas respiratórios; reduz o índice de triglicéridos; é boa para o coração, e, deste modo, favorece quem padece de doenças do foro coronário; auxilia em situação de enfermidades renais ou hepáticas, e constitui um elemento preventivo do cancro do estômago.

Perdemos essas propriedades quando a cebola é cozida, porém auxilia diminuir os coágulos sanguíneos.

● No tratamento da Diabete, a cebola desempenha um papel curativo e regenerador muito importante. O crómio, presente em quantidades consideráveis neste alimento, auxilia as células na resposta à acção da insulina.

● As vitaminas C e E apresentam capacidade antioxidante sendo fundamentais na formação de colagénio, glóbulos vermelhos, ossos e dentes. A vitamina C também promove a absorção do ferro férrico.

● A cebola contém quercitina um agente antioxidante, cuja acção vai auxiliar na redução do colesterol e o aumento do colesterol HDL (bom colesterol). Participa, também, na redução da tensão arterial e evita a formação coágulos sanguíneos, ajudando assim a prevenir patologias do foro cardiovascular.

● A ingestão de cebola associa-se ainda à redução de sintomas associados a condições inflamatórias, pois contém compostos que inibem a lipoxigenase e cicloxigenase – enzimas que geram prostaglandinas inflamatórias e tromboxanos – reduzindo, desta forma, o efeito pró-inflamatório, que é potenciado pela acção da vitamina C e quercitina.




● As suas propriedades diuréticas tornam-na um meio depurativo de primeira categoria sendo muito eficaz em casos de hidropisia e retenção da urina.

● O fósforo e magnésio desempenham um papel importante também na formação dos ossos e dentes assim como no bom funcionamento intestinal, nervoso, muscular e imunitário.
● O contributo do ácido fólico é essencial para a formação de glóbulos vermelhos, síntese de material genético e de anticorpos.

● O chá de cebola é muito curativo, especialmente para constipações, rouquidão (já comprovei e deu resultado), doenças dos rins, gripes , tosse, asma, bronquite.



CHÁ DE CEBOLA: Ferver pedaços de cebola, ou as cascas da cebola, tomar puro, com mel ou açúcar mascavo.

Desvantagens
O consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinais, principalmente se ela for consumida crua. Depois de cozida ou escaldada as suas propriedades fermentativas reduzem e elas já ficam mais suaves.

DICA :
A cebola embora seja muito apreciada, apresenta um “senão” que é o facto de deixar sempre uma lágrima nos olhos de quem a manipula! O composto responsável por este fenómeno é um disulfureto de alilo propilo que é produzido quando os compostos de enxofre se libertam pelo rompimento das células da cebola e são expostos ao ar.



Para atenuar este efeito, descasque a cebola cerca de uma hora antes do corte, desta forma, irá tornar mais lenta a actividade da enzima que produz o disulfureto de alilo propilo e é uma escolha alternativa ao método tradicional de cortar a cebola sob água corrente. Este último processo pode diluir a quantidade de disulfureto de alilo propilo, diminuindo a irritação nos olhos mas também diminui os seus efeitos benéficos na saúde.

A cebola combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos. É um dos condimentos mais usados em todo o mundo. Dá sabor crua, cozida, ou refogada, sabendo agora de todos os benefícios que ela traz para a saúde, ainda a vou comer com mais gosto.




“Não sabemos avaliar a saúde quando a temos, lamentamos a sua falta quando a perdemos." (Marquês de Maricá)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo